Como Fazer

 

Atualmente existem varias formas de obter a Cidadania Italiana:

 

 

Cidadania via Consulado:

 

Para aqueles que não têm muita pressa, que podem esperar alguns anos, que têm uma família muito numerosa onde todos querem a cidadania.

 

Vantagens:

 

Praticidade, economia, todos os parentes entram no mesmo processo ao mesmo tempo.

 

Desvantagens:

 

Tempo de processo estendido, as vezes com irritante burocracia consular.

 

 

Cidadania Direta na Itália:

 

Para aqueles que não têm vontade de esperar anos para a cidadania...É sem dúvida a forma mais comum de conseguir a cidadania italiana.

 

Vantagens:

 

Tempo de processo rapidíssimo, menos burocracia e facilidade de documentação.

 

Desvantagens:

 

Custas maiores, cada requerente maior de idade tem que ir para Itália para uma (mais curta) estadia e não pode estender a cidadania para parentes que não querem viajar.

 

Cidadania por Processo Judicial na Itália Lado Materno/Ascendente Mulher:

 

Esta forma serve apenas para aqueles que têm uma mulher na ascendência que teve filhos antes de 01.01.1948 e que são impossibilitados de entrar num processo em todas as formas por não ter direito, via consulado ou direto na Itália.

 

Vantagens:

 

Tempo de processo rápido, possibilidade única para este tipo de requerente de conseguir a cidadania, jurisprudência recente (por quase cem anos não se podia sequer apresentar aos Consulados este tipo de casos).

 

Desvantagens:

 

Aos dias de hoje, nenhuma!

 

A coisa mais importante para montar uma documentação para um processo de obtenção de cidadania é achar o documento italiano (ou os documentos, caso o antepassado tenha casado na Itália também) do italiano que transmite a cidadania (o DANTE CAUSA); este tem que ser o primeiro passo, onde se devem concentrar esforços e recursos inicialmente.

 

Procure saber todas as informações possíveis sobre seus ascendentes italianos, como lugar de origem, datas de nascimento, sobrenomes originais, etc.

 

Tenha preparada, se puder, uma pequena árvore genealógica, escreva a história) que descobriu para ajudar-nos a entender melhor seu caso.

 

Envie-nos uma mensagem, incluindo seu e-mail, fone ou fax e explique a sua situação. Coloque quantos mais dados possíveis, nesta primeira fase do trabalho, o verdadeiro pesquisador é Você!

 

Lembrem-se:

 

Cada caso, embora à primeira vista possa parecer similar a outro, pode ser bem diferente seja como preços que como tipo de trabalho a ser efetuado. Para começar o trabalho de busca, muitas vezes é suficiente o ÓBITO do italiano ou o seu documento de CASAMENTO, depois poderão ser providenciadas as demais certidões.

 

 

Cidadania na Italia

 

A hipótese da entrega direto na Itália existe e é real. Trata-se de uma possibilidade de entrega DIRETAMENTE em qualquer cidade na Itália se for residente ou se for residir, ou noutro CONSULADO italiano fora do Brasil, se residente regular naquele país. Esta regra vem da Portaria n. 28 de 23.12.2002, com a autorização de permanência no país enquanto o requerente aguarda o fim do processo de reconhecimento da Cidadania. A documentação deve ser completa e apostilado aqui antes de entregá-la na Delegacia de Policia para requerer a residência e posteriormente no Comune (Prefeitura) da cidade escolhida, que não deve ser necessariamente aquela do antepassado.

 

Nos preparamos a documentação, certidões, traduções e tudo mais. Pelo acompanhamento na finalização do caso na Itália indicamos um assessor na Itália que Você poderá contatar e contratar diretamente para quaisquer detalhes, preços, condições etc.etc.

 

Toda a parte de buscas e/ou brasileira e/ou consular poderemos cuidar diretamente para Você e sua família.

 

FALE CONOSCO

 

Telefone/Fax: +55-11-3822.0844 ou 3337.7265 (S.Paulo) 41-3121.2540/2541 (Curitiba)

contato@europaassessoria.com

 

LOCALIZAÇÃO DOS ESCRITÓRIOS

EM SÃO PAULO E CURITIBA

 

Ed. Leon Kasinsky

Av. São João, 1086 - Sala 411

Bairro: República - CEP: 01036-903

São Paulo - SP

Fone:  011 3822.0844/3337.7265

 

Cantoni Advogados

Ed. Workspace Brigadeiro

Rua Emiliano Perneta, 822, sl 202

Bairro: Centro CEP: 80420-080

Curitiba - PR

Fone : 041 3121.2540/ 2541

 

 

Desenvolvido por © Farol Design